NRF: Confira as principais tendências no varejo para 2023

24 de fev de 2023

Entre os dias 15 e 17 de janeiro, ocorreu a NRF Retail’s Big Show, a maior feira mundial de varejo na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos, evento realizado pela National Retail Federation (NRF).

O evento traz consigo os melhores insights e tendências para os próximos anos no setor varejista, portanto, os Supermercadistas também podem tirar muito proveito do que foi discutido durante a feira.

Alguns relevantes tópicos debatidos são:

Retailtainment

O futuro das lojas físicas será bem sucedido caso essa estratégia seja bem aplicada, trata-se de combinar experiências físicas e digitais para que a experiência do consumidor seja produtiva, através do entretenimento. 

Como o consumidor atual busca gastar seu dinheiro mais com experiências do que em produtos/serviços em si, o retailtainment vem para tornar isso possível. Oferecer ambientes para que os clientes possam aliviar o estresse e até realizar tarefas multifuncionais podem tornar a experiência do cliente na sua loja a melhor possível, o colocando à frente dos concorrentes. 

Para o supermercadista, um espaço para café, degustações, decorações temáticas, coquetéis artesanais e outras formas de interação, são excelentes formas de realizar essa prática e fidelizar seu cliente.

Inclusão e diversidade

Foram temas muito debatidos e são fortes tendências para os próximos anos. Cada vez mais é necessário um equilíbrio entre cargos em cada empresa, principalmente entre homens e mulheres. Mostre a todos que sua empresa se posiciona a favor de minorias e está engajada nos requisitos de inclusão de diversidade!

3D Commerce

Novidade no mercado, tem sido a busca de diversos consumidores e chega para revolucionar o e-commerce tradicional. Consiste em oferecer imagens interativas (em 3D) aos clientes. 61% dos consumidores dos EUA dão preferência para marcas que possuem Augmented Reality (AR) ou Virtual Reality (VR), já que estas possibilitam que o cliente veja o produto em seus mínimos detalhes, ainda que através de uma imagem representativa.

Frictionless Retail

O fictionless retail (varejo sem atritos) também foi muito falado durante o evento. A busca é pela maior simplicidade possível para o cliente, como o self-checkout, pagamento por biometria e outros recursos, deixando a compra na loja física tão simples quanto na online.

Quanto mais simples for a compra do cliente, mais vezes ele irá buscar sua loja!

Consolidação do Figital

Como já discutido ao longo de 2022, o conceito de figital veio para se estabelecer em 2023, trata-se da união do cliente com o ambiente físico e o ambiente digital. Apesar do digital ser considerado mais relevante, o físico não deve ser deixado de lado, mas sim trabalhado ao lado, oferecendo ao cliente diversas formas de conexão com a marca. 

Sustentabilidade

Também foi um importante tema discutido durante a feira, considerando que o consumidor valoriza mais as marcas que se preocupam com o meio ambiente e se mostram ecologicamente responsáveis.

Uma forma de praticar a sustentabilidade em seu supermercado é através do incentivo do uso de ecobags, aproveitar datas comemorativas que se relacionam com o meio ambiente e oferecer estações de coleta ou descarte de materiais específicos.

Web 3.0

Foi o tema protagonista da NRF 2023. 

Cada vez mais é possível que as plataformas de comércio se tornem mais interativas, mesmo com o processo de amadurecimento do metaverso (que não deve ser ignorado), há também outras formas de criar esse tipo de interatividade, como citado no tópico “retailtainment”. Muito também se falou sobre a Blockchain, que amplia a segurança de transações online e cria um fluxo maior de criptomoedas.

Tecnologias como a Computer Vision também foram citadas no evento, trata-se de um campo de Inteligência Artificial que permite que softwares e computadores obtenham informações relevantes através de imagens digitais, vídeos e outros tipos de representações visuais, assim, permitindo que novas ações sejam tomadas e recomendações sejam feitas. Algumas das funções do computer vision incluem: detecção de objetos; rastreamento de objetos; classificação de imagens e recuperação de imagens com base no conteúdo.