Como se destacar na Black Friday 2023

6 de nov de 2023

A Black Friday é a grande oportunidade do ano para alavancar as vendas do varejo, conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. Além de incentivar a fidelidade dos consumidores, fazer uma Black Friday ajuda a consolidar a presença da marca em um mercado altamente competitivo, seja nas lojas físicas ou online, preparando o terreno para a temporada de compras para o fim de ano.

Atualmente, a Black Friday é uma data importante para diversos tipos de varejistas, especialmente supermercados de grande porte e hipermercados, que oferecem uma ampla gama de produtos, desde móveis, eletrônicos e eletrodomésticos até alimentos, itens para o lar e produtos de perfumaria. No entanto, para garantir que a participação na Black Friday realmente impulsione as vendas do negócio, é fundamental um planejamento sólido. Caso contrário, em vez de atrair novos clientes, existe o risco de perder a confiança dos já conquistados. Por isso, reunimos dicas valiosas para ajudar o seu supermercado a tornar a Black Friday um sucesso absoluto.
Abaixo, iremos falar sobre como aproveitar essa data da melhor forma em seu Supermercado:

Planejamento é fundamental: Comece a se preparar bem antes. Desde a promoção dos produtos até a seleção de itens em oferta, tudo requer uma abordagem estratégica.

Conheça Seu Público: Foque nas ofertas que seus clientes mais desejam, mas também veja a Black Friday como uma chance de vender produtos com baixa saída.

Esteja pronto desde cedo: Muitos consumidores começam suas compras cedo. Estenda o horário de funcionamento para acomodar mais clientes.

Diversifique Opções de Pagamento: Com a tecnologia a seu favor, inclua métodos de pagamento modernos como o PIX.

Tecnologia como Aliada: Utilize soluções tecnológicas, como sistemas de gestão e plataformas de e-commerce, para aprimorar a experiência do cliente e eficiência da equipe.

Pilares do Sucesso na Black Friday:

Estoque Preparado: Assegure-se de ter um estoque bem fornecido, baseando-se nas ofertas que você planeja fazer. Evite falta ou excesso de produtos.

Garanta o Abastecimento: Coordene com fornecedores para garantir entregas oportunas.

Planejamento Logístico: Com mais vendas, vem a necessidade de uma logística apurada para atender todos os pedidos e garantir a satisfação do cliente.

Evite a “Black Fraude”: Mantenha a integridade ao oferecer descontos genuínos e evite estratégias que possam prejudicar sua reputação.

Fortaleça o Relacionamento com o Cliente: A Black Friday é uma excelente oportunidade para estreitar laços. Engaje seu público com informações úteis e interações significativas.

A Importância do Omnichannel: Consolide sua presença online e offline para oferecer uma experiência de compra coesa. Isso aumenta a confiança e satisfação do cliente.

Invista no Marketing Digital: Faça sua presença ser sentida online. Promova ofertas, interaja nas redes sociais e assegure-se de que seu site esteja otimizado para a alta demanda da Black Friday.

Tecnologia é Chave: Aprimore todos os aspectos de suas operações com soluções tecnológicas. Bons sistemas de gestão, por exemplo, podem melhorar a eficiência de sua loja e fornecer insights valiosos.

Saiba quais foram os produtos mais vendidos durante a Black Friday 2022

De acordo com uma pesquisa realizada pela Tray, as categorias de produtos mais vendidos por supermercadistas na Black Friday de 2022 foram:

Alimentos e bebidas: biscoitos, salgados e snacks, bebidas não alcoólicas, bomboniere, cafés, chás e achocolatados.

Eletroportáteis: geladeiras, fogões, máquinas de lavar, televisores e smartphones.

Utilidades domésticas: produtos de limpeza, itens de higiene pessoal e itens para o lar.

Os produtos mais vendidos em cada categoria foram:

Alimentos e bebidas: biscoitos salgados (69,4%), bebidas não alcoólicas (56,6%), bomboniere (45%) e cafés, chás e achocolatados (13,1%).

Eletroportáteis: geladeiras (42,9%), fogões (36,4%), máquinas de lavar (29,7%) e televisores (22,9%).

Utilidades domésticas: produtos de limpeza (56,4%), itens de higiene pessoal (36,3%) e itens para o lar (17,3%).

A pesquisa foi realizada com base em dados de vendas de 100 supermercados de todo o Brasil.

Outra pesquisa, realizada pela Gazeta do Povo, também apontou que as categorias de alimentos e bebidas, eletroportáteis e utilidades domésticas foram as mais vendidas na Black Friday de 2022. No entanto, essa pesquisa também incluiu as categorias de moda e acessórios, eletrônicos e móveis.

A pesquisa da Gazeta do Povo foi realizada com base em dados de vendas de 100 lojas de varejo de todo o Brasil.

Em resumo, os produtos mais vendidos por supermercadistas na Black Friday de 2022 foram:

Alimentos e bebidas: biscoitos salgados, bebidas não alcoólicas, bomboniere e cafés, chás e achocolatados.

Eletroportáteis: geladeiras, fogões, máquinas de lavar e televisores.

Utilidades domésticas: produtos de limpeza, itens de higiene pessoal e itens para o lar.

Com a abordagem certa e um bom planejamento, sua Black Friday pode ser o evento mais lucrativo do ano para seu supermercado.