Pricing: Uma estratégia de preços que vai alavancar seu negócio
A precificação inteligente ganha alta relevância no mundo dos negócios, mas o que essa estratégia, de fato, traz em termos de resultados?
Estamos em um cenário econômico desafiador atualmente, o que gera incertezas para gestores e empresários. Afinal, investir ou não investir em
mudanças? O consumidor de hoje pode não ser o mesmo consumidor de amanhã.
Com uma integração digital cada vez mais presente na vida do consumidor, há uma necessidade de personalização no atendimento e customização nos processos de entrega de produtos e serviços que surge como uma verdadeira alavanca para impulsionar o desempenho e o aumento de lucros das empresas.
Acompanhe!
O que é o Pricing no mundo dos negócios?
O Pricing é uma prática estratégica de formação e execução de preços que visa capturar o valor percebido de cada cliente. Em outras palavras, faz com que a empresa alcance a excelência comercial, mostrando o real valor do seu produto aos consumidores.
O maior objetivo de implementar essa estratégia é fazer com que as empresas respondam às demandas do mercado com alta eficiência.
Contudo, para que a precificação esteja muito bem alinhada aos principais objetivos da empresa, deve-se levar em conta os hábitos de consumo local e a própria movimentação econômica da empresa.
Resumindo, podemos dizer que o Pricing é uma abordagem que vai muito além das análises tradicionais de custo e concorrência. Enquanto boa parte dos executivos geram esforços em determinar o preço a partir de custos fixos, margem e concorrência, sai na frente a empresa que começa a dar mais atenção ao valor percebido pelo cliente.
Com isso, ao entregar ao cliente um serviço ou produto que contemple suas reais necessidades atrelado a uma estratégia de precificação justa para ambas as partes, contribui para uma assertividade nos preços para cada perfil de cliente.
Os pilares da implementação do Pricing estratégico
No aumento da lucratividade, é preciso analisar 6 pilares básicos para iniciar a implementação:
A estrutura de preços
Para que a estratégia seja considerada eficaz, é preciso apresentar uma estrutura de preços que se baseia no valor de uma oferta em relação à concorrência e à demanda de clientes. Com isso há a construção de uma ligação entre a dinâmica da empresa e a comunicação com o mercado.
A execução de preços
São processos que a própria empresa cria para executar a estratégia de precificação, ou seja, as quais aplicam os descontos e preços a determinados produtos.
Para que a estratégia seja eficaz, a execução precisa ser adequada. Dessa maneira, abre espaço para ajustes e análises mais assertivas.
A formação de preços
A partir do momento em que se cria um processo de aplicação das estratégias, análises avançadas também precisam ser criadas. Essas análises permitem que as empresas revisem todas as etapas de implementação de precificação, a fim de otimizar todo esse processo que resultará em maior rentabilidade.
Alinhamento interno
Quando há um alinhamento entre e gestão empresarial, todos os setores da empresa e principais objetivos, fica mais fácil gerenciar os preços, garantindo um resultado mais eficaz.
Fiscalização
É fato que as tributações e leis fiscais impactam diretamente na formação de preços, o que é automaticamente repassado para o consumidor, mas a partir do momento em que se aplica uma, é possível equilibrar esses desafios e resultar em ganhos para a empresa.
Tecnologia
A tecnologia está de mãos dadas com o sucesso da aplicação de Pricing nas empresas. As ferramentas tecnológicas são responsáveis por reunir melhorias administrativas que visam garantir a sustentabilidade de todas essas estratégias criadas.
O uso das tecnologias certas leva as empresas a um novo patamar de eficiência na execução de todo o planejamento, assim como na obtenção dos resultados.
Ter um sistema ERP que ofereça um módulo Pricing integrado é uma excelente forma de ser assertivo na precificação.
O Intersolid E.R.P
O Intersolid E.R.P., um E.R.P. tão completo que apresenta diversos módulos, dentre eles o Pricing. O módulo traz uma classificação automatizada de preços, o que facilita e agiliza a gestão.
Com o processamento automático do Pricing, o Intersolid E.R.P. analisa diversos fatores relativos a seus itens, e os classifica entre notáveis (no qual o comprador conhece o preço de cabeça), sensíveis a preço (aqueles em que há uma noção se o preço está alto ou baixo) e os regulares (a grande maioria e que são imperceptíveis, a nível de preço, pelo comprador), para que sua loja seja mais assertiva na precificação, e sua margem de lucro aumente.
Já teve a sensação de que alguma promoção de sua loja não “vingou”? Isso é porque você fez promoção de algum produto que não era tão relevante quanto pensava.
Quer aumentar os resultados do seu negócio? Conte com o Intersolid E.R.P. para isso!
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