5 estratégias de atração para aumentar o público de supermercados

12 de jan de 2023

1 – Considere o fator inovação

De acordo com o público atual do negócio, é possível extrair informações importantes, a fim de buscar soluções inovadoras que podem ajudar tanto na fidelização de clientes atuais quanto na atração de novos.

Desse modo faça as seguintes perguntas para promover a inovação dentro do seu supermercado:

• Qual é o perfil de clientes de sua loja?

• O que eles buscam, além de preços? Querem mais variedade? Flexibilidade de pagamento? Um melhor atendimento?

• O que eles valorizam?

• Quais são os principais hábitos de consumo?

• Se o supermercado já tem clientes fidelizados, o que os levou a preferir sua loja a dos concorrentes?

Nesse caso, vale até fazer uma breve pesquisa com os clientes que sempre compram em sua loja. A partir dessas informações é possível reunir ideias para inovar e atrair mais clientes.

2 – Esteja presente na vida dos consumidores

A tecnologia está diariamente presente na vida dos consumidores modernos. Sabemos que a maioria das compras de varejo são ocasionadas pelo fator impulso. Sendo assim, uma forma de atrair novos clientes é estar presente nas redes sociais.

Talvez uma nova necessidade do consumidor surja ao visualizar uma promoção ou a chegada de um novo produto em sua loja.

Você pode promover um anúncio nas redes sociais sobre um sorteio que ocorrerá em seu estabelecimento. Essa é uma forma de incentivar o consumidor a compartilhar essa notícia com outras pessoas e tornar seu negócio mais conhecido.

Uma estratégia que funciona e que todas as lojas varejistas estão se adequando é criar uma loja e-commerce. Dessa maneira, os clientes podem pesquisar preços, conferir novidades e conhecer melhor sua loja no conforto de suas casas.

Além disso, há também o Social Commerce, onde você através das suas próprias redes sociais pode vender seus produtos, sem a necessidade de levar o cliente para outra página e também oferecendo mais uma forma de compra para um potencial público.

Outro fator de grande ajuda para fazer presença de fato na vida dos consumidores é ter um bom sistema de CRM (Customer Relationship Management). Esse tipo de sistema faz com que o cliente se sinta valorizado e especial para sua loja, logo, se fideliza pela boa relação com a marca. Um bom sistema CRM pode, por exemplo: enviar pop-ups no dia do aniversário do cliente com algum cupom especial para que ele faça suas compras; enviar notificações também para os clientes que não frequentam a loja há um certo tempo (benefícios também podem ser oferecidos); acompanhar o padrão de consumo de cada cliente, podendo ofertar os melhores produtos antes do concorrente. Portanto, adotar um bom sistema de CRM pode ser um grande passo para a fidelização de clientes.

3 – Melhore o posicionamento da sua loja

O posicionamento de uma loja perante os consumidores faz com que ela tenha muitos clientes ou perca clientes para a concorrência. É basicamente, uma promessa ou um diferencial da loja que precisa ser entregue ao consumidor.

Por exemplo: você quer posicionar a sua loja como a que possui maior variedade de produtos? Quer posicionar a loja como a que traz maior custo benefício ao cliente? Como a que possui o melhor atendimento da cidade? É o mais rápido na entrega?

Isso é posicionamento e se sua loja pretende expandir o alcance de clientes, precisa rever esse fator e optar pelo mais estratégico no momento.

4 – Atualize a fachada do negócio

O visual da entrada do estabelecimento conta muito para que os clientes novos decidam visitar o local. Uma boa estratégia é colocar logo na entrada produtos frescos ou recém-saídos do forno.

Outra dica é melhorar a identidade visual da marca e aproveitar para colocar cartazes de promoções relâmpago na entrada. Isso vale também para as gôndolas que precisam ter etiquetas de promoções, de preferência coloridas, para atrair a atenção dos visitantes.

5 – Utilize a tecnologia a seu favor

Nenhum estabelecimento consegue se firmar se não possuir um sistema de gestão de ponta. Tomar as rédeas do negócio, saber tudo o que acontece em cada departamento e ter as informações que precisa para importantes tomadas de decisões é o primeiro passo para começar a colocar tudo em prática.

A partir do momento em que o gestor tem em mãos uma solução que o ajude em tudo isso, é possível tornar o serviço de atendimento ao cliente melhor e potencializar o controle de estoque, a relação com os fornecedores, conferência de mercadorias, disposição de produtos em gôndolas e a eficiência dos PDVs.

O Intersolid ERP é um sistema de gestão completo para supermercados que visa auxiliar os principais setores como PDV, compras, base de dados, conferência, fiscal, financeiro, contábil e muito mais. Além disso, dispõe de funcionalidades modernas e inovadoras como o Imobile, Incoleta, e-commerce e muito mais.

O ERP da Intersolid faz compensação de oferta automatizada e com isso, a sua margem cai porém os seus produtos notáveis entram em promoção, passando a sensação de que a sua loja tem melhores preços que o concorrente.

Conheça nossas soluções e saiba como podemos ajudar seu supermercado a aumentar o público de consumidores!