Confira as próximas tendências para o varejo em 2023
Omnichannel
O Omnichannel é uma estratégia de vendas que consiste na integração de diferentes canais de comunicação, oferecendo ao cliente opções diversas de compra e interação com a marca. O uso dessa estratégia pode melhorar a experiência do cliente, visto que ele buscará o meio em que ele se sente mais confortável para ser atendido. O diferencial de um Supermercado Omnichannel é o fato de estar totalmente integrado em seus processos, tanto online quanto offline.
A omnicanalidade se baseia na utilização simultânea e integrada de canais de comunicação distintos, como por exemplo, a utilização de aplicativos de compra online integrada ao seu sistema ERP.
Este método ganhou força pois o consumidor cada vez mais busca conforto e evita deslocamentos. Sendo assim, 76% das vendas em 2022 foram realizadas de forma online e a tendencia é que este número aumente em 2023.
Tecnologia no Processo de Compra
86% dos consumidores do varejo concordam que a tecnologia pode facilitar o processo de compra, tanto no ambiente digital quanto no físico. Ferramentas como: QR Code, carteiras digitais para pagamentos e Chatbots podem ser grandes aliadas da sua loja no ano de 2023.
Sustentabilidade e Consumo Consciente
São duas importantes tendências que se fortaleceram no ano de 2022 e tendem a se consolidar no próximo ano. O consumidor atual busca por marcas que prezam pelos mesmos objetivos e preocupações que ele. Portanto, algumas alternativas para fortalecer os dois conceitos são:
- Incentivar o uso de sacolas retornáveis
- Ter uma estação de coleta em sua loja (garrafas de óleo vazias, baterias e pilhas, etc)
- Valorizar marcas que fazem produtos com embalagens recicláveis
I.A: Inteligência Artificial
A IDC prevê a "inteligência em todos os lugares" como um dos maiores impulsos para o crescimento tecnológico nos próximos 2 anos. Ela pode auxiliar com o cruzamento de dados nos setores do varejo, podendo até prever o que a empresa irá vender mais em determinado período do ano. Dessa forma, o Supermercado será mais assertivo no momento das compras, para que não haja excesso de produtos e nem um alto gasto com fornecedores.
Vendas através de redes sociais
O Social Selling ou Social Commerce pode ser uma grande aliada do supermercadista durante o ano que virá. Ferramentas como Whatsapp e Instagram estão como as principais redes para compras desse tipo de comércio.
Mais de 80% dos consumidores aprovam este tipo e compra, principalmente através do Whatsapp, que permite um atendimento humanizado e traz pessoalidade para o consumidor.
Atendimento personalizado
Além de simplesmente fazer a venda, é necessário que as marcas se adaptem ao novo consumidor, trazendo a ele a melhor experiência de compra possível em sua loja. É importante que as empresas criem vínculos reais com seus clientes, para que seja possível a fidelização do mesmo bem como a garantia de que seus desejos e necessidades estão sendo atendidos.
É fundamental que o lojista conheça profundamente seu público consumidor, dos produtos que provocam um maior interesse, até o canal de compra que ele prefere, assim, sua experiência será a melhor possível quando houver qualquer tipo de relação com sua marca.
Previsão de Demanda
Com sistemas ERPs cada vez mais desenvolvidos, uma das principais formas de controle de estoque é por meio da previsão de demanda. Supermercados tem grande vantagem sobre seu concorrente ao ter, de forma automatizada, um controle sobre quando ocorrerá ruptura em sua loja e de que forma melhor poderá ser feita suas negociações por meio de uma gestão de estoque eficiente.
O Intersolid ERP é o sistema que fornece as melhores informações relacionadas a gestão de estoque automatizada e previsão de demanda. Possui tecnologia de ponta e ferramentas que lhe ajudarão a seguir as tendências no ano de 2023.
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