Inteligência competitiva: como sua empresa pode se destacar?
Os impactos e fatores que impulsionam o crescimento da empresa através da Inteligencia Competitiva
Na era da evolução da indústria 4.0, a inteligência competitiva é um fator que impulsiona o crescimento das empresas. Quem tem informações concisas sobre o mercado leva vantagem na hora de determinar as próximas ações.
O conceito de inteligência competitiva consiste na metodologia estratégica de gerenciar todos os dados e informações que giram em torno da movimentação do mercado que envolvem consumidores, concorrentes e fornecedores.
De modo geral, a técnica de inteligência competitiva é a forma como a empresa se antecipa diante das exigências do mercado, identificando oportunidades, ameaças e aplicando decisões estratégicas que colaboram com o avanço do negócio.
A maior finalidade de implementar a inteligência competitiva nas empresas é justamente garantir que o negócio ganhe escalabilidade, no que diz respeito a competitividade de mercado. É esta técnica que irá levar a empresa ao objetivo proposto, por meio de ajustes e melhorias ao longo de toda a trajetória.
Quais os impactos da Inteligência Competitiva nas empresas?
A Inteligência competitiva se baseia principalmente em um modelo preditivo de administração.
Dessa forma, garante ao gestor ter em mãos dados e informações importantes antes mesmo de acontecerem. É quase que um modelo de gestão de riscos. Isso significa, por exemplo, que uma insatisfação de um determinado cliente pode ser identificada antes mesmo de se disseminar entre os outros consumidores.
Da mesma forma, pode antecipar movimentos de concorrentes,garantindo grandes oportunidades. Pesquisas mostram que as 500 maiores empresas do Estados Unidos investem em uma área específica dedicada à Inteligência Competitiva.
O impacto desse investimento é observado a médio e longo prazo, onde as vendas, o potencial da empresa em relação ao mercado e o potencial de expansão são otimizados.
Etapas da Inteligência Competitiva
Assim como qualquer implementação de processo dentro da empresa, há a necessidade da definição de etapas e ciclo de vida. Assim fica mais fácil acompanhar as métricas, desempenho e resultados.
Planejamento: a etapa de planejamento consiste em estabelecer regras, definir objetivos e criar metas.Além disso, nesta primeira etapa há todo um estudo sobre o histórico da empresa e um olhar mais analítico no mercado concorrente.
Coleta dedados: é nesta etapa que são definidos e colocados em prática os processos de coletas de dados e informações relevantes para os objetivos do processo. A obtenção de dados, quando bem executada e explanada nos mínimos detalhes, facilita a execução da próxima etapa.
Análise: é nesta etapa que a essência da Inteligência Competitiva surge em sua maior definição.Esta etapa é responsável pela análise dos dados e informações obtidos, que logo são transformados em estratégias focadas nos objetivos estabelecidos na primeira etapa.
Ainda dentro da etapa de análise, vale a pena a aplicação de uma auditoria de processos, que visa potencializar os resultados, assim como a execução de cada etapa.
Disseminação: a última etapa do ciclo de Inteligência Competitiva consiste em colocar em prática,formalizar e aplicar de forma lógica as estratégias criadas a partir de informações relevantes.
Vantagens reais da Inteligência Competitiva nas empresas
• Aquisição de conhecimentos sobre o público, a empresa e o cenário competitivo;
• Elaboração de estratégias diferenciadas e que funcionam;
• Decisões eficientes;
• Identificação de ameaças e oportunidades;
• Geração de valor;
• Conhecimento sobre os pontos fracos e fortes da empresa;
• Desenvolvimento de uma estrutura de negócio que permita a aplicação de novas estratégias;
• Automatização de processos e tarefas para simplificara aplicação da Inteligência Competitiva;
• Reduz surpresas advindas dos concorrentes;
• Possibilita utilizar os erros cometidos no passado para a obtenção de resultados;
• Garante ao gestor a compreensão do impacto das ações estratégicas sobre os concorrentes;
• Garante meios para maior sustentabilidade do negócio;
• Possibilidade de implementar mudanças, rever e realinhar objetivos.
A alta competitividade é um fator que tem levado as maiores empresas a buscarem soluções compatíveis para alavancar o posicionamento.Diante disso, pudemos perceber que a Inteligência Competitiva se tornou uma ferramenta de gestão essencial para ajudar neste cenário.
Contudo, para aplicar de forma assertiva, é preciso muito conhecimento tanto sobre a empresa quanto sobre a evolução do mercado. Além disso, contar com um ERP, como o Intersolid E.R.P., que traga o módulo de Business Intelligence, é o primeiro passo para reunir todas essas informações ecolocar em prática as estratégias com total segurança.
E a sua empresa, já coloca em prática as técnicas da Inteligência Competitiva?