Como deixar suas promoções mais atrativas e vender mais em sua loja

17 de mar de 2022

Três dicas para que seus produtos se tornem mais atrativos para o cliente por meio da precificação psicológica

A precificação psicológica é uma estratégia da teoria de marketing de que certos valores tem um impacto psicológico maior sobre os consumidores que outros. Essa forma de precificar é muito comum no mercado de bens de consumo, mas também tem sido adotado em outros segmentos.

1. Um centavo a menos vende muito mais.

A mais famosa tática da precificação psicológica envolve o uso de preços que terminam em "0" e "9". Com isso, o digito da esquerda é reduzido de um número redondo, para um centavo a menos (ou até 10 centavos). O efeito do digito final tem grande influência na cognição de preços, pois essa mudança causa uma pequena confusão no cérebro do consumidor, que involuntariamente arredonda o valor para a casa menor. Como por exemplo o valor de R$49,99 reais, que acaba visualmente se aproximando mais de R$40 reais do que de R$50 reais.

2. Utilize a regra dos 100 para deixar o desconto mais atrativo.

Ao realizar uma promoção, utilize a regra dos 100. Ela consiste em, quando o valor de um produto for maior que R$100, é preferível você dar destaque no valor do produto com desconto, se o valor do produto for menor que R$100, você deve dar destaque no percentual de desconto. Colocando em prática:

Se um produto custar R$ 50,00 é melhor você destacar que ele esta com 20% de desconto ao invés de falar que ele está custando R$40,00 (10 reais de desconto), pois o cérebro identifica que 20 é maior que 10 e se sente mais atraído, mesmo no final eles sendo o mesmo valor.

Outro exemplo é o de um produto que custa R$200,00, é mais vantajoso você falar que ele está custando R$ 180 reais do que falar que o produto está com 10% de desconto. Pois o cliente vai perceber que o produto está custando 20 reais a menos e isso se torna mais atrativo do que 10% de desconto.

3. Oferecer parcelamento melhora a competitividade.

Suponha que você esteja vendendo um produto por R$499,00. Se você apresentar que o seu produto custa 10 parcelas de R$49, você poderá ter um desempenho maior do que mostrando o preço cheio. Quando um valor é alto, a primeira impressão é a que fica e isso pode afastar o consumidor. Ao apresentar o parcelamento, muitos não realizam o cálculo, e os que realizam, já estiveram envolvidos com o produto a ponto de cogitar a compra.