Dicas para vender mais no final de ano
Não é novidade para ninguém que o final de ano é a época em que o supermercadista mais fatura. Porém, é preciso se preparar para potencializar ainda mais suas vendas e estar preparado para atender o cliente da melhor forma possível.
Neste post vamos dar algumas dicas de como você pode preparar a sua loja para vender mais nesse final de ano.
Prepare o seu Layout
É de grande importância que sua loja exponha os produtos que mais vendem durante esse período. Isso pode significar mover gôndolas de lugar, ou mesmo remover algumas, disponibilizando mais espaço para ações promocionais dos produtos.
Entre os alimentos mais vendidos no final de ano, estão íncluídos:
Panetone, pães, frango, chester, peru e passas.
Entre as bebidas mais vendidas nesse período, estão íncluidas:
Champanhe, espumante, cerveja e vinho.
Brinquedos, electrónicos e artigos de decoração são outros itens que vendem bem neste período.
Faça uso do Marketing Sensorial
O marketing sensorial é uma ótima alternativa estratégica para ser utilizada no final de ano em sua loja. Ela envolve diferentes ações cujo objetivo é estimular os cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão).
O paladar pode ser estimulado através da degustação de produtos da padaria, ou mesmo produtos já conhecidos dos consumidores.
Você pode atiçar o olfato através de aromas que lembrem o espirito natalino, seja por meio de frutas ou aromatizadores.
Ainda, através da decoração e da organização das prateleiras, você também estimula a visão.
Para estimular a audição você pode colocar músicas natalinas para tocar em sua loja, estimulando o espirito de final de ano no cliente.
Abasteça o seu mix
É muito importante que você faça a previsão de vendas de sua loja para o final de ano e, assim, não deixe faltar itens em seu estoque.
Com o nosso sistema erp, Intersolid E.R.P., você consegue fazer uma previsão de forma automatizada baseada no histórico de anos anteriores.